PUBLICIDADE

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Desespero no Palácio dos Leões

14/04/08 fonte: imirante, blog.: Décio Sá

Daniel Leite deve voltar para defesa de Jackson

*Governador não gostou de atuação do advogado Flávio Dino. Deputado diz a aliados próximos que não iria mais ficar “numa enrolada dessas"


Apesar do ôba-ôba dos jornais e rádios amilhados pelo Palácio dos Leões, o governador Jackson Lago (PDT) não gostou nenhum pouco da oitiva de testemunhas realizada no TRE. Informado constantemente pelo subsecretário Cândido Lima (Casa Civil) e pelo assessor especial Aldionor Salgado do desenrolar dos depoimentos no tribunal, o pedetista resolveu agir.

Diante do fato de três de suas testemunhas fugirem para não prestarem depoimento, orientadas inclusive pela defesa comandada pelo deputado Flávio Dino (PC do B), o governador resolveu chamar o advogado Daniel Leite de volta ao caso.

Durante a audiência no TRE uma fonte relatou ao blog ter visto e ouvido quando Cândido Lima falava com o governador sobre a dificuldade da defesa. "Após a oitiva vamos levar os advogados para falar com o senhor. A situação não tá boa não", dizia o subsecretário ao telefone.

Daniel Leite e o ex-ministro do TSE Eduardo Alckmin atuavam juntos no processo. Com a posse do desembargador Raimundo Cutrim no Tribunal de Justiça (TJ) ele assumiu a diretoria-geral do órgão, mas o escritório que leva seu nome continuou atuando no caso.

Na sexta-feira, ele fez um primeiro contato com o desembargador demonstrando sua intenção de deixar a diretoria-geral do TJ. Disse apenas ter recebido um convite "vantajoso" para voltar a advogar para o Estado (leia-se: Jackson Lago). Deve confirmar ou não sua saída do tribunal por toda esta semana.

O deputado Flávio Dino (foto) pegou o caso a pedido do amigo ex-ministro do TSE. Disse conhecer Eduardo Alckmin desde 1999. Teve apenas 14 horas para estudar o processo antes da audiência. A aliados próximos ele tem dito que saiu do caso porque não ia mais ficar "numa enrolada dessas".

Irritação

O já quase ex-advogado do governador tentou passar para a imprensa a impressão que a audiência estava sendo boa para a defesa de Jackson Lago. "Com esses depoimentos está sendo possível demonstrar inconsistências, contradições e lacunas das testemunhas. Temos todo interesse que a instrução processual se realize porque eu tenho a convicção jurídica que não há fundamento para a cassação do governador", declarou ele.

No entanto, o que se viu foi um Flávio Dino irritado com as provocações das testemunhas e do colega Heli Dourado, advogado da coligação "Maranhão - A Força do Povo". Morador de Caxias, Fernando Oliveira apontou o comunista como beneficiário do esquema de convênios eleitoreiros liberados pelo ex-governador José Reinaldo (PSB).

Ele chegou a pedir a prisão do depoente por falso testemunho, sem sucesso. Em outro momento, ameaçou pedir também a suspeição do juiz Carlos Santana que estaria permitindo Heli Dourado influir nos depoimentos das testemunhas, fato que ele mesmo foi acusado posteriormente.

O discurso do deputado caiu por terra após a fuga do prefeito Humberto Coutinho e do vereador João Meneses de Santana (João Lisboa). "O Heli vai acabar contigo", teria dito Flávio Dino ao prefeito, segundo testemunhas. Ele teria ficado com receio do depoimento do prefeito respingar nele próprio. Flávio Dino teve 20.825 mil votos somente em Caxias - o segundo mais votado na cidade foi Sétimo Waquim (PMDB) com 2.840 sufrágios. Ele foi eleito com 123.597 votos.

Resumo da história: Jackson, que deveria apresentar seis testemunhas em sua defesa, só pôde contar com três, já que as outras fugiram do TRE para não comprometerem mais ainda o pedetista. Das três que prestaram depoimento, Julião Amim depôs apenas como informante. Esse tipo de depoimento não é levado em conta na hora do julgamento. Ou seja: sobraram apenas duas testemunhas de defesa.

Resumo do resumo: um governador de estado que não consegue levar seis testemunhas para depor em favor dele, entre elas um jornalista e um prefeito bancado com recursos do estado, realmente não está em situação confortável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS, POREM NÃO ACEITA NENHUM TIPO DE COMENTÁRIO QUE VENHA A DENEGRIR A IMAGEM DE QUEM QUER QUE SEJA.