PUBLICIDADE

segunda-feira, 8 de março de 2010

Barragem de Casteliano vai comer povoado inteiro. Até casa de desembargador

Já está tudo pronto. 556 famílias serão remanejadas em 4 municípios [Palmeirais e Amarante, no Piauí, e São Francisco e Parnarama, no Maranhão], um povoado inteiro do Piauí ficará debaixo d´água. Obras públicas, casa de secretário de estado, fazendas, casa de desembargador, fazem parte do leque de moradias e bens que serão atingidos pela represa das águas da Barragem do Castelhano, a ser construída pelo Governo Federal no Rio Parnaíba.

Os dados fazem parte do estudo de impacto ambiental da barragem. O levantamento foi feito por técnicos da Chesf. O relatório foi enviado para as prefeituras dos quatro município a serem atingidos.

A barragem deverá ser construída por 720 operários em um período de 3,6 anos, com previsão para ser entregue até o ano de 2015. Ela terá 77 quilômetros quadrados com cota máxima de nível de 87,80 metros.

As construtoras Queiroz Galvão, Cnec, Energimp e Chesf serão as responsáveis pela obra.

Fotos: Walcy Vieira

Povoado Riacho dos Negros. Todo azul, todo debaixo d'água

O povoado Riacho dos Negros, situado na zona rural de Palmeirais, deverá ficar totalmente debaixo d’água. A estrada PI-130, na região, também ficará debaixo d’água. Com a nova estrada a distância entre Teresina a Palmeirais deverá aumentar mais de 30 a 40 quilômetros.

PALMEIRAIS

Zona urbana de Palmeirais. O azul da imagem representa água represada no Rio Parnaíba e Riacho Cadóis

Palmeirais será o município mais atingido pela represa. 346 casas terão que ser remanejadas. Na zona urbana de Palmeirais, a casa do secretário de Estado, Paulo César Vilarinho, está entre as que aparece submersa no estudo de impacto ambiental. O Ginásio Poliesportivo do município também deverá ser transferido de local.

A fazenda modelo do agropecuarista Mazullo também deverá ser atingida. A casa do desembargador Antônio Almeida, os restaurantes Rei do Capote e Tibungo [pontos turísticos], todos na zona urbana de Palmeirais, aparecem atingidos no estudo de impacto ambiental.

AMARANTE

Mais distante da barragem, o município de Amarante tem 136 casas que serão atingidas.

PARNARAMA

O município maranhense de Parnarama 24 casas deverão ser remanejadas.

SÃO FRANCISCO

São Francisco e Amarante. O Rio Parnaíba divide as duas cidades e vai inchar

O também município maranhense São Francisco terá 50 casas atingidas pela represa.

Todas as famílias serão remanejadas e indenizadas.

A barragem de Castelhano representa desenvolvimento para os quatro municípios. O turismo, como a geração de emprego e renda deverão aumentar em grande escala na região.


DA REDAÇÃO CENTRAL DO AI5PIAUI

3 comentários:

  1. Por favor preciso de informações de como foi a audiencia publica ontem.

    dionisiopiaui@gmail.com

    Dionísio Neto
    Rede Ambiental do Piauí - REAPI

    ResponderExcluir
  2. João Silva Brasilia


    Vai ser muito boa essa construção para estes municipios, principalmente para Parnarama-ma vai trazer mais desenvolvimento mas tb como vai aumenta a violências, roubos, mas por outro lado a Cidade vai ganhar muito.

    parabens PARNARAMA pela esse construção dessa barragem, vai ser um ponto turistico no Municipio.

    ResponderExcluir
  3. Sou filho de Parnarama -ma, tenho conhecimento na construção civil, sou auxiliar administrativo,
    e gostaria muito de fazer parte desse projeto.
    Alguém pode me passar informações quando começará as obras da barragem? Obrigado fico no aguardo. Henrique henriquecarneiro2011@bol.com.br

    ResponderExcluir

O BLOG NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS, POREM NÃO ACEITA NENHUM TIPO DE COMENTÁRIO QUE VENHA A DENEGRIR A IMAGEM DE QUEM QUER QUE SEJA.