PUBLICIDADE

quinta-feira, 31 de maio de 2012

TCE divulga lista de fichas-sujas até 15 de junho


O Tribunal de Contas do Estado (TCE) deve divulgar a lista dos gestores fichas-sujas até o próximo dia 15. O documento contém a relação de gestores públicos que tiveram suas contas rejeitadas, e será entregue e será entregue ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), aos Ministérios Públicos Estadual e Federal, ao Superior Tribunal Eleitoral (TSE) e ao Tribunal de Contas da União (TCU).
Segundo o presidente do TCE, Edmar Cutrim, a lista contém nomes de gestores estaduais e municipais. A divulgação dos nomes inadimplentes vai definir o cenário das eleições municipais em todas as cidades do estado. Uma vez que os inadimplentes estarão automaticamente impossibilitados de concorrer às eleições municipais de 2012.

Retrato falado do assassino de Décio repercute nas redes sociais


Retrato falado do suspeito da morte do jornalista Décio Sá
Retrato falado do suspeito da morte do jornalista Décio Sá
Foi só a polícia divulgar o retrato falado do assassino do jornalista Décio Sá (executado dia 23 de abril num restaurante da Avenida Litorânea), para o assunto virar febre na internet.
A foto já foi publicada em todos os blogs do Maranhão e reproduzida por milhares de pessoas nas redes sociais. Em poucos minutos o número de acesso ao blog subiu rapidamente.
O assassinato do jornalista e blogueiro Décio ganhou repercussão internacional e a divulgação do retrato falado estava sendo aguardada pela população há 38 dias.
Se depender da repercussão, a polícia vai chegar ao suspeito rapidamente. Não se fala em outra coisa noTwitter e Facebook. O assunto está no topo dos mais comentados nas últimas horas.

BLOG DO LUIS CARDOSO

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Corpo degolado encontrado em Parnarama esta abandonado no IML de Timon

Caixão com corpo dentro fica exposto a sol e chuva no IML de Timon 

Portal az - Elias Lacerda





























































































































Na foto logo acima o ex-vereador Joaquim Neves (de óculos) conversa com morador da rua próxima ao IML tendo ao fundo o muro do IML

Parece até cena de filme de terror, mas não. É pura realidade e mostra o quanto estão abandonados os órgãos do governo do estado em Timon.Acreditem, um caixão com corpo de um homem dentro está há mais de 30 dias nos fundos do Instituto de Medicina Legal em Timon exposto a sol e chuva. Moradores vizinhos ao instituto reclamam da situação.

A denúncia chegou ao blog do Elias Lacerda através do ex-vereador Joaquim das Neves que se indignou com o caso. Na visita que fizemos ao local na manhã desta quarta-feira, 30, constatamos que o caixão está lacrado e com uma peça de madeira em cima. Informações colhidas junto a funcionários do IML e Serviço de Verificação de Óbito (SVO) dão conta que o corpo em estado de decomposição bastante avançado, é oriundo da cidade de Parnarama e aguarda reconhecimento da família.

Pelo que apuramos o caixão está no local porque a geladeira do IML está com problema há várias dias sem ser consertada.

O titular do blog procurou o diretor do IML, um médico identificado como Joaquim Marques, mas ele não se encontrava para falar sobre o assunto.

Caso de saúde pública, a atitude da direção do IML em deixar o corpo o caixão no local, vem provocando reclamação dos vizinhos ao instituto. Dona de casa Aurilene Ribeiro conta que o caixão não tem exalado mal cheiro, entretanto reprovam que seja exposto da forma que está chamando a atenção de adultos e crianças curiosas que já foram ver de perto o objeto com o corpo.

O ex-vereador Joaquim das Neves condenou a situação. Para ele, isso é uma demonstração de pouco caso tanto com a saúde pública quanto uma falta de respeito com os mortos e vizinhos ao instituto.

TSE abre vista para alegações finais no processo de cassação de Roseana

O relator do processo de cassação da governadora Roseana Sarney (PMDB) no Tribunal Superior Eleitoral, ministro Arnaldo Versianni, abriu vistas para apresentação das alegações finais, última etapa do processo antes do julgamento em plenário.
Segundo os advogados do ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), autor do pedido de cassação da governadora e do seu vice, por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2010, todas as estratégias usadas por Roseana e Washington Oliveira (PT) para adiar para o ano que vem a julgamento do processo, se mostraram infrutíferas e o julgamento agora é questão de pouco tempo.
Arnaldo Versianni abriu vista dos autos para que as partes apresentem as chamadas alegações finais (última etapa do processo antes de ir a julgamento em plenário). Consta do despacho do ministro: “Estando concluída a respectiva instrução processual e sem prejuízo das questões agora suscitadas pelos recorridos, que serão apreciadas por ocasião do julgamento do recurso, abra-se vista ao recorrente, pelo prazo de dez dias, para as alegações finais”.
Após as alegações finais, o Procurador Geral Eleitoral emitirá o parecer, e o processo estará pronto para ir a julgamento em plenário do TSE.
Os advogados do ex-governador José Reinaldo, Rodrigo Lago e Rubens Junior, afirmaram que tudo está dentro do previsto, devendo o processo ir a julgamento no máximo em setembro. Disseram ainda que neste momento o maior aliado da governadora é o recesso de julho do TSE, que volta às suas atividades em agosto, ocasião em que o processo estará totalmente concluído e pronto para ir a julgamento.
Sobre a possibilidade de o julgamento acontecer somente em 2013, os advogados afirmaram que esta decisão do ministro Versianni, encerrando a fase de provas e abrindo prazo para apresentação das alegações finais, é a resposta mais adequada, e demonstra que o caso chegou ao fim.
 
por:   
Blog Marrapá

Câmara aprova projeto de lei que permite candidaturas com contas reprovadas

ERICH DECAT
DE BRASÍLIA
 

A Câmara aprovou nesta terça-feira projeto que altera regra do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e autoriza a candidatura de políticos que tiveram contas de campanha anteriores rejeitadas pela Justiça Eleitoral.
A proposta foi aprovada no plenário com apenas 13 dias após a sua criação. Agora ela segue para votação no Senado.
O texto apresentado pelo deputado Roberto Balestra (PP-GO) determina que a "decisão que desaprovar as contas sujeitará o candidato unicamente ao pagamento de multa no valor equivalante ao das irregulariedades detectadas, acrescidas de 10%."
A aprovação do projeto ocorre dois meses depois de o TSE aprovar resolução em que determina o oposto do previsto no texto de Balestra. De acordo com o artigo 52 da resolução do TSE, a desaprovação das contas de um candidato implicará o impedimento de obter a certidão de quitação eleitoral, documento obrigatório para participar de uma eleição.
"É certo que a simples rejeição de contas de campanha eleitoral não pode, por si só, e sem outras considerações, conduzir à restrição dos direitos políticos", justifica Balestra.
"Havia uma demanda para o TSE reconsiderar [a resolução], mas como o tribunal não tinha se pronunciado, a Câmara resolveu aprovar essa anistia a quem não teve conta aprovada", afirmou o deputado Chico Alencar (Psol-RJ). O partido do deputado, composto por três deputados, foi o único a se posicionar contra a proposta.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Professores rejeitam proposta do governo sobre o aumento da carga horaria


 Consulta sobre ampliação da jornada continua no interior

Ainda não foi concluída a consulta aos educadores sobre a proposta do governo do Estado de ampliar a jornada de trabalho dos profissionais que irão ingressar futuramente na rede pública estadual de educação. Até o momento, a tendência dos educadores de São Luís e do interior do Maranhão é de não aceitar ampliação da jornada, como quer o governo.
A posição contrária à proposta de ampliação da jornada de trabalho dos professores vem sendo demonstrada pela categoria, como resultado de várias consultas que são realizadas, desde o início desta semana, junto à categoria. As consultas são feitas em todo o Maranhão, por meio das delegacias regionais do Sinproesemma. Em São Luís, a reunião de avaliação da proposta foi realizada nesta sexta-feira, 25, onde a maioria se posicionou contra a ampliação.
“O Sinproesemma não irá defender nenhuma proposta de ampliação da jornada de trabalho, contrariando interesses da categoria.  Sou presidente da CTB no Maranhão, entidade que defende veementemente a redução da jornada de trabalho para todas as categorias profissionais e para a nossa, de educador, não seria diferente”, declarou o diretor de Comunicação do sindicato, Júlio Guterres.
O sindicalista explicou aos educadores de São Luís que o governo quer resolver um problema dele, financeiro, com relação às horas quebradas na divisão da jornada de 20 horas, a fim de definir o terço para as atividades extraclasses. “Mas isso não é problema nosso. A lei do Piso deve ser cumprida, sem ampliação da jornada”, concluiu.
Na próxima segunda-feira, o sindicato já terá o resultado geral de todas as consultas feitas no Estado, que será levada ao conhecimento do governo, na mesa de negociação em torno do Estatuto do Educador.

simproesemma

Fla ameaça não embarcar caso não receba por amistoso até quarta


zinho flamengo coletiva (Foto: Maurício Val / Vipcomm)
Zinho: “A verba vai ajudar a pagar algumas 

pendências” 

(Foto: Maurício Val / Vipcomm)





Um asterisco na agenda do Flamengo desta semana traz um adendo: programação sujeita a alterações. Com viagem marcada para a noite de quarta-feira para a disputa de um amistoso com a seleção do Piauí no dia seguinte, a delegação rubro-negra só embarcará caso a cota a que o clube tem direito seja depositada, o que não aconteceu até a noite desta segunda. Os bilhetes aéreos já foram emitidos, e o hotel, reservado pela Federação de Futebol do Piauí, mas, mesmo otimista, o presidente da entidade admite dificuldades no pagamento.
- Até a noite desta segunda-feira o dinheiro não foi depositado. Se até quarta não entrar, não embarcamos – avisou o vice-presidente de finanças do Flamengo, Michel Levy.
Zinho diz que, caso a negociação se concretize, o dinheiro que será ganho pelo amistoso – marcado para 20h de quinta-feira – será para resolver pendências financeiras com os jogadores.
- Estamos esperando só o depósito. A princípio, está tudo certo, e a programação está mantida com a realização do amistoso na quinta-feira (em Teresina). A verba (segundo Zinho, inferior a R$ 1 milhão) vai ajudar a pagar algumas pendências com os jogadores, alguns prêmios atrasados, e deixar o grupo satisfeito, em condições de pensar só em futebol – disse o diretor.
Mas, de acordo com Cesarino Oliveira, presidente da Federação de Futebol do Piauí, o desfecho não parece tão simples. Apesar de dar como certa a realização da partida, o cartola fala em dificuldades para arrecadar o dinheiro.
- Não estamos autorizados a falar sobre valores, por questões de contrato. Mas não foi R$ 1 milhão. Estamos atrás de parcerias para fechar o acordo, mas é mais complicado agora, porque há um descrédito, já que o Flamengo não veio na primeira vez (antes da estreia pelo Brasileiro). Mas o jogo está acertado. Vai haver. Agora, estamos procurando apoio para achar uma solução para o pagamento. O Flamengo tem liberdade para negociar placas publicitárias e transmissão na TV. Não vai passar na TV aberta aqui. Inicialmente, o amistoso foi marcado para o dia 16, mas, como o Flamengo ia estrear contra o Sport, foi cancelado – afirmou Cesarino Oliveira, por telefone.
Até a noite desta segunda-feira o dinheiro não foi depositado.
Se até quarta não entrar, não embarcamos”
Michel Levy, vice de finanças do Flamengo
O presidente da Federação do Piauí comentou a fase complicada por que passa a entidade.
- Estamos trazendo amistosos para fazer frente às despesas da federação, que são muitas. Não é o nosso estilo pedir ajuda à CBF, preferimos fazer parcerias. A dívida de cerca de R$ 2 milhões vem, em grande parte, de um débito questionável de imposto de renda. A federação tinha um convênio com um bingo, daí veio esse valor. Não era uma dívida da federação, mas foi cobrada a nós, e estamos tentando resolver – disse Cesarino.
Segundo o presidente, existe uma exigência no acordo feito com o Rubro-Negro.
- O nosso acordo com o Flamengo é que venham todos os titulares. O Flamengo nos mandou a relação da delegação, e nós enviamos as passagens. Nossa expectativa é que venham entre 35 e 40 mil pessoas ao estádio. Os ingressos começam a ser vendidos na quarta-feira, no Albertão, com R$ 20 na arquibancada atrás das traves, R$ 30 no placar, R$ 40 na especial e R$ 60 nas cadeiras – completou Cesarino.
Pela programação inicial, o Rubro-Negro treinará na quarta pela manhã no Rio e, na noite do mesmo dia, viaja para Teresina. O time joga na quinta e retorna logo depois da partida, chegando ao Rio por volta de 6h de sexta-feira, dia que está programada folga. No sábado e no domingo, as atividades estão marcadas para as 9h30m, no Ninho do Urubu. Pelo Brasileirão, o time só voltará a campo no dia 6, contra a Ponte Preta, em Campinas.
Mas o asterisco e a falta de depósito avisam: programação sujeita a alterações.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Informes rapidos do NP

Bairro Agrovema sem agua novamente

foto retirada da web
Parece até noticia repetida mais  acreditem não é, o bairro agrovema está de novo sem agua, deixando toda comunidade sem uma gota de água  e prejudicando os bairros vizinhos como o são francisco. Agrovema  é o maior bairro da cidade onde residem uma grande parte da população, residem também atualmente no bairro três vereadores e ate mesmo o atual prefeito. e esses três vereadores fazem parte da base que da sustenção ao governo municipal...



Insegurança

Aqui esta cada dia pior para se conviver, pois a falta de segurança é muito grande, a onda de assaltos em residençias estar a cada dia aumentando, os bandidos estam roubando durante o dia na cara limpa, isso é um reflexo do desgorverno tanto na efera Estadual como municipal que não fazem o seu trabalho direito. O municipio com a Educação e o estado com um maior efetivo.


Educação

A poucos dias atras a vereadora Socorro Alves fez uma serie de denuncias sobre a merenda escolar, A vereadora  fez referência a uma notícia publicada no jornal "Folha de Parnarama" deste mês,  sobre merenda escolar estragada oferecida aos alunos das Escolas Cloves Campelo e Osmar Ferreira. Frisou que  não foi a primeira vez e que acontece, as duas escolas estão situadas no bairro agrovema  ao lado da casa do atual Prefeito. se estar acontecendo numa escola do lado da casa do prefeito imagina no interior do municipio.


Campanha não reeleja nenhum vereador

O Blog entrou nessa campanha por achar que estar mais do que na hora de renovar completamente a camara de vereadores de nossa cidade entendo que os que estam la não representam completamente a população como deveria, vejam só  um exemplo é o fato do bairro agrovema não ter agua visto que o problema vem se repetindo com frequencia. la residem tres vereadores da base aliada.

Hoje em nossa cidade temos novos  e bons nomes para nos representar e fiscalizar junto ao poder executivo municipal não importa se de lado A ou lado B o importante é renovar...




ELEIÇÃO DO SINDICATO DOS PROFESSORES DE MATÕES É SUSPENSA LOGO APÓS TÉRMINO DA VOTAÇÃO


Por Abdenaldo Rodrigues / Matões Notícias


Urna lacrada foi levada para o Fórum
A eleição do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Matões, que havia sido anulada pela Justiça do Trabalho, foi realizada nesse domingo(27). Para organizar o processo, o juiz da Vara Regional do Trabalho em Timon designou uma Comissão Provisória que divulgou e fixou datas para o processo. No final da tarde, exatamente às 05h:10min, após o encerramento da votação, a candidata a presidente da Chapa 2, professora Célia Pereira, conseguiu Liminar do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), suspendendo a eleição.

Durante todo o dia a votação transcorreu normal. Somente com a chegada da Liminar os ânimos se exaltaram, mas sem maiores ocorrências. A presidente da Comissão, Maria Dalva, reuniu a mesa apuradora, fiscais e candidatos das duas chapas, colheu assinatura de todos e baixou Comunicado determinando que a eleição estava temporariamente suspensa. A urna foi lacrada, juntamente com a Ata, e escoltada pela polícia Militar ao Fórum da cidade.

A decisão de Maria Dalva foi justificada por uma segunda Liminar que decidia pela permanência da Comissão Provisória à frente do processo. A presidente interina disse em entrevista a TV Meio Norte Matões que recebeu com estranheza a Liminar das mãos da candidata da chapa 2, pois a mesma era uma cópia de e-mail, com assinatura digitalizada e não de próprio punho, sendo, ainda, que não foi entregue por um Oficial de Justiça, como manda a Lei.

Segundo o advogado da chapa da professora Célia Pereira, Raniery Almeida, o processo agora estará nas mãos dos desembargadores do Maranhão, pois a Vara do TRT de Timon não tem mais competência para reverter a decisão da presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, quem expediu a Liminar.

domingo, 27 de maio de 2012

Erros em titulação devem ser corrigidos pelo governo


Os professores que detectarem erros na lista de titulação divulgada pelo governo do Estado devem procurar o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma). Os educadores prejudicados devem apresentar a documentação que comprova a correta titulação, para que o sindicato solicite, à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a devida correção do problema. A questão foi tratada nesta quarta-feira, 23, à noite, na sede da Seduc, em reunião entre representantes do governo do Estado e diretores do sindicato.
A direção cobrou uma providência do governo diante de várias denúncias que chegaram ao sindicato, com relatos de equívocos cometidos na concessão da titulação. Alguns professores que possuem doutorado, por exemplo, receberam titulação de mestre, e outros com mestrado ficaram com o percentual de especialistas. Atualmente, o Estatuto do Magistério, em vigor, garante 10% adicionais aos salários dos especialistas, 15% para os mestres e 20% para os doutores.
Estatuto – Nesta sexta-feira, 25, encerra-se a consulta que o sindicato faz às regionais para saber se os associados concordam com a proposta do governo de ampliar a carga horária dos futuros professores que ainda irão ingressar na rede pública estadual de educação. O governo apresentou uma proposta inicial de 24 horas, para facilitar a divisão por três, na hora de conceder um terço da jornada para as atividades extraclasses, como manda a Lei do Piso.
Atualmente, os professores da rede tem carga horária de 20 horas, o que não permite uma divisão por três, sem quebrados. Quem já faz parte da rede, não terá alteração na jornada de trabalho e, arredondando, para cima, deve ficar com sete horas para as atividades extras.
Essa correção de quebrados, com arredondamento na divisão, é que o governo não quer mais. Para evitar isso, isso propôs a alteração da jornada dos futuros professores para 24 horas. Até o dia 28 deste mês, data prevista para envio do Estatuto do Educador à Assembleia Legislativa, o sindicato vai apresentar o resultado da consulta feita aos professores nas regionais. “Não vamos permitir nenhuma solução que prejudique a categoria e se houver acréscimo de horas, a remuneração deverá ser proporcional”, esclarece o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro.
São Luís – Nesta sexta-feira, o sindicato faz a consulta aos professores da regional de São Luís, em reunião que será realizada na sede da entidade, na Rua Henrique Leal, 128, centro Histórico de São Luís.
simproesemma

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Equipe do 'JN no Ar' chega à região sudoeste do Maranhão




Depois de anunciar ao vivo, no Jornal Nacional, mais um destino de viagem, a equipe do JN no AR voou uma hora e meia e chegou à região sudoeste do Maranhão.
A violência no campo e o trabalho escravo serão o foco das reportagens produzida na região, com apoio da TV Mirante. Até para quem está no comando da aeronave, esse desafio é sempre um novo aprendizado, da realidade do país.
Pela manhã, os trabalhos da equipe do JN no AR vão se concentrar na cidade de Açailândia, onde muitas famílias resgatadas do trabalho escravo, principalmente nas carvoarias, tentam resgatar a dignidade.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

MEC anuncia Enem 2012 com novas regras para a correção da redação

Margem de dispersão da nota dos corretores foi reduzida para 200 pontos. Inscrições começam nesta segunda-feira (28); provas serão em novembro.


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, apresentou na tarde desta quinta-feira (24) as novas regras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. As principais mudanças ocorreram na prova de redação, que terá um novo sistema de correção. Segundo o ministro, o MEC decidiu criar "filtros mais precisos para avaliar" a redação. As inscrições para o Enem serão abertas na segunda-feira (28) e vão até o dia 15 de junho. A prova será nos dias 3 e 4 de novembro. O Enem é utilizado por muitas universidades públicas para o acesso ao ensino superior.

Pelo novo sistema, cada prova será corrigida por dois corretores independentes, que avaliarão cinco competências. Caso as notas dos dois corretores tenha uma diferença de 200 pontos, a nota final será feita a partir de uma média aritmética das duas avaliações. Até o ano passado, a margem de dispersão era de 300 pontos (a nota final do Enem varia de 0 a 1.000).
No entando, se a diferença da nota final entre dois avaliadores for maior que 200 pontos, haverá uma terceira correção. Se persistir a diferença, uma banca com outros três avaliadores vai corrigir a redação. A banca será composta de três avaliadores e coordenada por um professor doutor.
Para executar o novo sistema, Mercadante anunciou o aumento de 40% no quadro de avaliadores, de 3.000 para 4.200 a partir deste ano.
VEJA AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO DO ENEM
Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Fonte: Inep
Cinco competências
A redação deve cumprir cinco competências (veja ao lado), cada uma vale 200 pontos, para o total máximo de 1.000 pontos. Se em qualquer uma das cinco competências uma discrepência acima de 80 pontos, um terceiro corretor avaliará a prova. O processo já acontecia no ano passado, porém, a partir de 2012, a prova será encaminhada a uma banca certificadora caso, na terceira nota, também persista a dispersão.
De acordo com o ministro, o edital com as novas regras será publicado no "Diário Oficial da União" de sexta-feira (25).
"Todas as mudanças criamos comitê científico discutimos intensamente para chegar a essas conclusões e estamos bastante preparados para enfrentar este grande desafio para fazer o enem mais seguro e que de tranquilidade para os jovens que vao participar desse processo", disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
CRONOGRAMA DO ENEM 2012
Período de inscrições 28/05 a 15/06/2012
Taxa de inscrição R$ 35
Pagamento da taxa Até 20/06/2012
Data das provas 3 e 4/11/2012
Divulgação do gabarito 7/11/2012
Resultado final 28/12/2012
Guia da redação
Mercadante afirmou que o Ministério da Educação vai distribuir a todos os alunos um guia para a redação do Enem, com as regras de correção e exemplos de redações modelo. Segundo o ministro, o Enem se tornou uma "peça estruturante do sistema de ensino superior do Brasil, porque na realidade ele é o grande instrumento de avaliação do mérito e desempenho dos alunos".
Sobre os candidatos terem acesso á correção da redação, Mercadante destacou que o MEC firmou um TAC com a Justiça no final do ano passado e ficou definido que os estudantes teriam a acesso. “Isso será mantido, o que estamos concluindo é a operacionalização. É uma operação complexa fazer com que cada aluno que solicite sua redação a receba onde ela deve chegar.”
Ele creditou ao Enem o sucesso de programas como o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e o Ciência Sem Fronteiras, que utilizam o resultado do exame como principal critério de seleção dos estudantes.
Esse alunos "chegaram pelo mérito, o acesso foi o Enem, é uma conquista republicana", disse Mercadante. "Estamos fazendo um refinamento do sistema para que a banca esteja sempre pronta a responder pelos casos de discrepância", disse Luiz Cláudio Costa, presidente do Inep.
Segundo Costa, as mudanças são uma busca do Inep por "um sistema cada vez mais justo" para avaliar os candidatos "dentro da subjetividade da avaliação de um texto".
Certificação
A partir desta edição do Enem, os candidatos que fizeram a prova em busca da certificação do ensino médio terão de ter melhor desempenho. A pontuação mínima necessária subiu de 400 para 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação.
Segurança
Mercadante destacou um incremento no processo de fiscalização e segurança do Enem para evitar problemas como no ano passado, quando questões do pré-teste vazaram e apareceram em apostilas de um colégio de Fortaleza (CE) onde foram aplicados. "Mudamos nossa metodologia para ter mais segurança no pré-teste", disse o ministro. "Temos certeza de que esse risco hoje não está presente. Fazendo com todo sigilo e todo rigor. Banco de itens é um cofre do MEC que tem que ser preservado como cofre. Temos uma metodologia segura e rigorosa para não termos problemas como no passado."
O ministro disse ainda que os pontos de atenção que o MEC deve ter em relação à segurança do Enem passaram de 1.200 itens para 3.439 itens. "Praticamente triplicamos o rigor de fiscalização", avaliou.
Mercadante afirmou que o Brasil está atrasado em relação a exames semelhantes realizados em países como Estados Unidos, China, Alemanha, França e Reino Unido. E que, além de estar menos preparado, o Brasil tem como principal desafio a gestão e a logística de aplicar uma prova para mais de 5 milhões de pessoas em todo o território brasileiro (em 2011, o MEC recebeu 5,4 milhões de inscrições).
O Ministério da Educação decidiu após uma polêmica judicial, em janeiro deste ano, cancelar a primeira edição do Enem de 2012, prevista para abril. Uma portaria de 18 de maio de 2011 havia anunciado que, a partir de 2012, o Enem seria realizado duas vezes por ano. A mesma portaria havia fixado a data da primeira edição do exame para os dias 28 e 29 de abril.

globo.com

VOTO CONSCIENTE É INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO

Blog do Elcinho


Vivemos a todo instante com problemas diversos. Saúde precária, educação de péssima qualidade,insegurança,prostituição,drogas, pessoas morrendo, bandidos a solta, ruas esburacadas, desemprego... Mas tudo isso é por conta de que, ou de quem? É difícil não achar que parte dessa culpa é da gente mesmo, que sempre acaba votando nos mesmos políticos corruptos de sempre. Será que não está na hora de começarmos a dar um basta nisso tudo? O voto é uma arma que ainda não aprendemos a  usar corretamente. Não se pode votar apenas por consideração, agradecimento ou benefício, este modelo está aí há décadas sendo utilizado em nosso município, e qual o seu resultado prático?  R- A corrupção.


É preciso abrir os olhos para melhor comparar quem tem qualidade,vontade de ajudar a todos, trabalho realizado, e honestidade. Vamos ser honestos com nós mesmos e buscar uma cidade um pouco melhor para nossos filhos, pais, amigos, etc. Vamos lutar por nossos direitos, usar a força do voto e exigir as promessas feitas nos palanques, que nunca sãocumpridas. Um voto consciente e desprovido de interesses pode transformar, e mudar nossa realidade.
 Amigo leitor, você já parou pra pensar no que os R$ 50,00 míseros reais, que são fartamente distribuídos nas eleições, podem causar a, seus filhos e sua família? Vou explicar.
Este dinheiro sujo que faz brilhar os olhos de muitos que o recebe, é a causa de todos os problemas que tanto reclamamos, e o resultado disto é catastrófico, já que em 95% dos casos, este engôdo é gasto no mesmo dia da eleição, com bebidas e outras futilidades, comemorando a vitória ou a derrota dos candidatos, e privando a todos dos direitos que a constituição nos resguarda, pelos próximos 4 anos, é muito tempo perdido meu povo...  Aí, lhes pergunto. Será este o caminho para a cidade ser mais justa, crescendo e se desenvolvendo juntamente com o nosso povo? O voto consciente é a única arma que o povo dispõe para ter seus anseios realizados. Se o eleitor vende seu voto, automaticamente está vendendo seus sonhos e o futuro dos seus filhos. Ouço muito por aí comentários infelizes como: aquele candidato a vereador vai ganhar pois tem dinheiro, ou o próprio candidato bradando" tenho tanto pra gastar" minha eleição já está garantida. Isto é ridículo!!!

Como disse no parágrafo acima, sempre estamos reclamando da incapacidade dos políticos de  fazerem algo, mas como cobrar destes, que já lhe pagou com o dinheiro que era pra ser utilizado de forma correta na administração como um todo. Tudo que for gasto, vai ser retirado do erário público, ou seja, quanto mais um candidato, seja ele a prefeito ou vereador gasta em sua campanha, pior ele será, pois terá que cumprir acordos políticos e saudar as dívidas com agiotas. No meio de tudo isso, está o eleitor, que irá sofrer, com uma saúde de péssima qualidade, uma educação cambaleante,falta de saneamento,ausência de oportunidades de emprego,violência,drogas e todo tipo de mazela social. Não tem segredo nenhum, a corrupção tanto do político quanto do eleitor,leva a uma gestão prostituída e incapaz, e  funciona  como um lençol pequeno, puxa-se pra cabeça e descobre-se os pés, já que o dinheiro que foi gasto em campanha nos deixará descobertos. E os 4 anos que virão serão os mesmos 4 anos de todas as eleições, com os mesmos problemas, reclamações e angústias. Será este o caminho?  Pense nisto, faça valer o seu voto, VOTE CONSCIENTE!!!

Proposta de jornada para futuros professores do Estado será avaliada nesta sexta

Nesta sexta-feira, 25, educadores de São Luís avaliam a proposta do governo do Estado de ampliar a jornada de trabalho dos novos professores, que ainda irão ingressar na rede estadual de educação, por meio de concurso público. A reunião será realizada, às 10h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), na Rua Henrique Leal, Centro Histórico de São Luís.
A mesma avaliação é feita pelos trabalhadores que atuam no interior do Estado, desde o início desta semana, em reuniões organizadas pelas delegacias regionais do Sinproesemma. As reuniões são necessárias para saber qual é a avaliação dos educadores sobre a proposta do governo, pois segundo o secretário de Estado da Educação, João Bringel, os novos concursos públicos para o cargo de professor, inclusive o certame anunciado para 2012, com oferta de três mil vagas, não podem mais ser feitos com base na atual jornada de 20 horas, que somente está garantida para os professores que já estão na rede.
Se houver a mudança na jornada dos novos professores, a remuneração será proporcional à quantidade de horas acrescidas. Não haverá prejuízos financeiros para os trabalhadores, porém, o que deve ser avaliado, segundo o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, é se a mudança permitirá que os novos professores tenham mais uma matrícula no serviço público.
O secretário argumenta que a nova jornada deve ser múltipla de três, para que não ocorram horas “quebradas” na divisão da carga horária do professor, no cumprimento da Lei do Piso, que estabelece um terço da jornada para planejamento, a chamada hora-atividade ou atividades extraclasses.
 
simproesemma

quarta-feira, 23 de maio de 2012

MERENDA COM VALIDADE VENCIDA ENTREGUE NAS ESCOLAS DE PARNARAMA



  Vereadora Socorro Alves faz denuncia
 
Na sessão da Câmara desta segunda-feira dia 21, vereadora Socorro Alves fez referência a uma notícia publicada no jornal "Folha de Parnarama" deste mês,  sobre merenda escolar estragada oferecida aos alunos das Escolas Cloves Campelo e Osmar Ferreira. Frisou que  não foi a primeira vez e que esse problema parece ser corriqueiro nas escolas de Parnarama. Lembrou que em 2007, quando era presidente da Câmara, o Vereador Damião Moura  denunciou merenda estragada (no caso,  um pão bolorento), oferecido aos alunos da escola Moacyr Sipaúba. Foi aberto inquérito  na época, testemunhas foram ouvidas e o processo ainda corre na justiça pública.     A Vereadora citou um caso ocorrido recentemente na escola  da Lagoa do Caminho. Foi enviado para aquela escola,  merenda com a data de validade vencida. Não fosse os cuidados dos funcionários em olhar, teria sido servida. A coordenadora da escola  foi comunicada do fato e imediatamente recolheu a merenda vencida e ordenou que ficassem calados. Tudo isso é  lamentável, pois segundo informações, a Secretária de Educação é quem escolhe pessoalmente o cardápio,  faz as  compras e ordena a distribuição da merenda. Será que na mesa dela e de sua  família a comida tem essa mesma qualidade? "


REAJUSTE DOS "AGENTES COMUNITARIOS DE SAÚDE"  AINDA NÃO FOI REPASSADO PELA PREFEITURA
A vereadora solicitou, mais uma vez, que o Prefeito enviasse para Câmara  Projeto de Lei concedendo reajuste aos Agentes Comunitários de Saúde. Segundo a vereadora  o reajuste já foi fixado pelo Governo Federal através da Portaria 459/12  no valor de R$ 871,00, retroativo à janeiro/2012.